sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mulher que gira.





Olhe atentamente para a imagem acima: há 90% de probabilidade de você ver uma mulher girando no sentido horário.
Mas, você poderá, também, vê-la girar no sentido anti-horário. Poderá também vê-la girar nos dois sentidos, alternadamente.
Na primeira hipótese, sentido horário, como a maioria das pessoas, você faz mais uso do lado direito do cérebro para processar imagens em movimento.
Na segunda hipótese, sentido anti-horário, você faz parte de uma minoria que usa mais o lado esquerdo do cérebro para processar imagens em movimento.
Na terceira hipótese, os dois sentidos alternadamente, você faz parte de um grupo de pessoas que consegue usar os dois lados do cérebro para o processamento de imagens em movimento e por isto tem um maior grau de percepção.
A imagem foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Yale, para ajudar nos estudos do cérebro humano e suas funções.
Alguns aplicadores de testes de QI, também passaram a usá-la como um quesito de alto peso para avaliar o quociente de inteligência daqueles que se submetem ao teste, entendendo que a capacidade de usar os dois lados do cérebro para uma determinada atividade é um ponto importante no processamento de informações e tomada de decisões.
O uso da imagem em testes de QI, todavia, enfrenta restrições por parte de instituições que os aplicam, pelo fato de que algumas pessoas que se submetem ao teste poderem mentir sobre o que estão vendo.
A figura, no entanto, foi a evidência definitiva de que o processamento das imagens em movimento se faz, preferencialmente, no lado direito do cérebro humano, eventualmente podendo ser feita no lado esquerdo.
Isto se deve ao fato de que os testes com pessoas ligadas a estações de monitoramente cerebral, detectaram os respectivos lados em maior ou menor atividade quando a imagem era mostrada.

Fonte: www.nautilus.com.br



Um comentário:

  1. Dica para ver no sentido anti-horário.
    Se concentre firme por algum tempo no título do post, leia "mulher que gira" se concentre nas palavras e dê pouca atençao a figura.

    ResponderExcluir