Interessante que no livro eles escrevem que era muito útil no hospício.
Vou deixar uma imagem mental dos tópicos gerais e se quiser mais detalhes veja o site.
http://www.eps.ufsc.br/disserta99/berger/cap5a.html
Para aumentar clica na imagem.
Omissões
Simples:
Uma
omissão simples ocorre quando algo importante é omitido de uma frase.
-
Vá e faça isso.
-
Quando vir isso, pegue.
-
Aquilo é importante.
-
Me sinto mal.
-
Não sei nada daquilo.
-
Estive fora.
-
Não posso.
Recupere
as informações omitidas fazendo perguntas como:
-
O quê exatamente ...
Índice
Referencial não especificado:
Aconteceu
alguma, mas não fica claro quem realizou a ação e quem foi afetado.
-
Erros foram cometidos.
-
Venderam a casa.
-
Fizeram uma lambança !
-
Eles me irritam.
-
Não querem concordar.
-
Crianças são teimosas.
-
As pessoas não entendem...
Recupere
as informações omitidas fazendo perguntas como:
-
Quem faz o quê?
-
Exatamente o quê foi feito e por quem ?
Verbo
não especificado:
Alguma
coisa foi feita, mas não está claro como foi feita.
-
O Cardoso falhou.
-
Eles alegraram o grupo.
-
Meu vizinho me assusta.
-
Meu chefe me frustrou.
-
Fui encorajado a fazer o exame.
-
Meu pai me sustenta
Recupere
as informações omitidas fazendo perguntas como:
-
O quê exatamente... ?
-
Como especificamente... ?
Comparações:
Está
sendo feita uma comparação, mas o padrão utilizado não está claro.
-
Eu fiz isso muito bem.
-
É melhor sair de fininho.
-
O verão é muito melhor.
-
Sinto-me melhor aqui.
-
A reunião foi mal organizada.
-
Este carro é melhor.
Descubra
o padrão de comparação fazendo perguntas como:
-
Comparado com o quê ...?
Nominalizações:
Nesse
processo, um verbo (que descreve uma ação contínua) é transformado num
substantivo (uma coisa estática).
-
Ela tem medo do fracasso.
-
Caramba, foi uma emoção!
-
Meu filho não me tem respeito.
-
A felicidade é o mais importante.
-
Precisamos ter independência.
-
Eu prezo a liberdade.
-
Precisamos ter educação.
Recupere
as informações transformando o substantivo no verbo que lhe deu origem e
expresse o pensamento como um processo.
-
Como gostaria de ser respeitado ...?
Execução
Perdida / Julgamento:
Aqui existe um julgamento embutido na afirmação. A execução perdida
caracteriza-se pelo uso de expressões como: é bom, é mau, é errado, é certo, é
verdade, é falso etc...
-
É errado ser teimoso.
-
É ruim manipular os outros.
-
É inútil reclamar da situação.
-
Isso não é bom.
-
Não se deve beber gelado.
-
Andar descalço faz mal.
-
Manga com leite é perigoso.
Descubra
quem está fazendo o julgamento e em relação a qual padrão:
-
Quem disse isso ...?
-
Como isso é ruim exatamente?
Operadores
Modais de Necessidade:
expressões como: “deveria”, “deve”, “não deve”, “tenho que”, “sou obrigado a”.
Não há uma regra de conduta que fique explícita. O quê aconteceria se você não
fizesse?
-
Não devo falar sobre isso.
-
Tenho que lavar as mãos antes das refeições.
-
Devo sempre colocar os outros em primeiro lugar.
-
Tenho de ser o melhor.
-
Preciso chegar antes dos outros.
-
Tenho que obedecer os preceitos religiosos.
-
Tenho de voltar para casa às 10 horas.
Desafie
as consequências imaginadas pela pessoa:
-
O quê aconteceria se você não ...?
Operadores
Modais de Possibilidade:
expressões como: “não posso”, “posso”, “é impossível”. Estabelecem limites
impostos por uma regra não implícita.
-
Não posso dizer isso a ele.
-
Eu não consigo fazer isso.
-
Sou incapaz de fazer alguém feliz.
-
Não tem jeito, assim não vai.
-
É impossível completar a tarefa na data marcada.
-
Não é possível conviver com aquela pessoa.
Desafie
as consequências imaginadas
pela
pessoa:
-
O quê o impede de ...?
-
Suponha que pudesse, como seria?
Quantificador
Universal: São
expressões que têm significado generalizado, como se as coisas fossem universais
e sem exceção. São situações que podem ter ocorrido uma, duas, três vezes, na
vida e a pessoa generaliza como se ocorresse sempre...ou nunca.
-
Todos eles são limitados na inteligência.
-
Todas as pessoas gostam de chocolate.
-
Os homens são todos iguais.
-
Nunca antes neste país...
-
Ninguém consegue ver isso.
-
Isso sempre acontece comigo.
-
Você sempre chega atrasado.
Repita
o quantificador de forma interrogativa e com uma leve entonação de espanto na
voz.
-
Sempre?!
-
Nunca?!
-
Todos?!
Equivalência
Complexa: Ocorre
quando duas afirmações são ligadas como se tivessem o mesmo significado ou como
numa relação de causa-e-efeito,por exemplo: “Você não está prestando atenção,
pois não olha para mim”. Geralmente as afirmações estão em níveis neurológicos
diferentes.
-
Você não está sorrindo, logo não está se divertindo.
-
Ela não se importa comigo, está sempre atrasada.
-
Meu filho não me respeita, ele não me beija.
-
Ele é um ótimo profissional, está sempre bem vestido.
-
Esta é uma boa empresa, paga ótimos salários.
-
Ele vai ser um ótimo prefeito, tem um bom plano para a cidade.
-
Meu chefe não gosta de mim, ele não me cumprimenta.
Desafie
com a pergunta: De que maneira “isso” significa “aquilo”?
Leitura
Mental:
Ocorre
quando alguém faz afirmações supondo conhecer o estado interno de outra pessoa.
Ela pressupõe saber o que a outra está pensando ou sentido.
-
O Leandro está infeliz.
-
Aposto que ela não gostou do presente que dei.
-
Sei o porquê você está zangado.
-
Ela está aborrecida, mas não quer admitir.
-
Você nem repara como estou me sentindo.
-
Ele não gosta de mim.
-
Sei que você faz isso só para me irritar.
-
Eu sei que você está pensando que...
Desafie
com a pergunta: Como exatamente você sabe que...?
Causa
e Efeito:
Ocorre
quando se supõe que o comportamento de uma pessoa automaticamente causa o
estado emocional ou o comportamento de outra. É uma forma de pressuposição.
-
A voz dele me aborrece.
-
O jeito dela me deixa louco.
-
Estou contente porque ele saiu de casa.
-
Esse tempo me chateia.
-
Ela me assusta.
-
Esta notícia me deixou aborrecido.
-
Fiz isso por causa dele.
Desafie
com a pergunta:
Como
especificamente “isso” causa “aquilo”?
Houve
alguma vez em que “isso” não causou “aquilo”?
Pressuposições:
Ocorre
quando uma suposição descabida e limitadora está implícita na afirmação, mas
não abertamente.
-
Quando você ficar mais esperto vai entender isso.
-
Ele é tão estúpido quanto o irmão.
-
Por quê você não consegue fazer nada certo?
-
Você vai me contar outra mentira?
-
Quando ele estiver namorando vai se vestir melhor.
Desafie
com a pergunta:
O
quê o leva a acreditar que...?
OBS: Uma única sentença pode conter
múltiplos padrões e
alguns padrões podem ser classificados
sob outro título.
Por exemplo: Nominalizações são às
vezes classificadas
como deleções e julgamentos como
distorções.
Muito bom o artigo, parabéns. No inicio do artigo voce cita a seguinte frase
ResponderExcluirInteressante que no livro eles escrevem que era muito útil no hospício.
Gostaria de saber qual livro para eu adquirir, obrigado e aguardo o retorno
Muito bom bem explicativo
ResponderExcluir